Inovação e Criatividade

Embora o Brasil seja considerado um fenômeno, em termos de empreendedorismo, destacando-se entre os gigantes (G20) e também entre todas as nações, é ao mesmo tempo um país mal avaliado em termos de competitividade. Enquanto vamos muito mal em termos quantitativos, se considerarmos o número de patentes registradas, o número de centros tecnológicos e de pesquisa, qualitativamente temos excelentes resultados com profissionais, professores e pesquisadores destacando-se nos principais centros de excelência, no âmbito internacional.

Este paradoxo pode-se explicar, em parte, pela falta de tradição e até alguma ou muita resistência ao ensino e aprendizagem de Metodologia de Pesquisa. Muitos podem pensar que metodologia e criatividade são elementos antagônicos, nosso trabalho aqui é desmistificar isso e demonstrar como a Metodologia pode e é um extraordinário fator de aceleração da criatividade.

æ Metodologia para Inovação e Criatividade;

æ Processos de Inovação e Criação;

æ Pesquisa & Desenvolvimento.